O Governo de Mato Grosso confirmou que as repartições administrativas do Poder Executivo estadual não terão expediente na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de 2026. A medida estabelece ponto facultativo nas unidades públicas estaduais, enquanto os atendimentos considerados essenciais continuarão sendo realizados normalmente.
As atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (30), seguindo o expediente habitual. Durante o período, áreas estratégicas como saúde, segurança pública e atendimento de urgência funcionarão em sistema de plantão para garantir a continuidade dos serviços à população.
Ganha Tempo
As unidades do Ganha Tempo permanecerão fechadas durante toda a segunda-feira (29). O atendimento ao público será retomado normalmente na terça-feira (30).
Saúde
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas os setores administrativos e algumas unidades especializadas terão o funcionamento suspenso no ponto facultativo. Estão incluídos o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo.
Já o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) permanecerá operando em regime de plantão.
Os hospitais estaduais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplantes manterão o atendimento sem interrupções.
Centro Estadual de Cidadania
O Centro Estadual de Cidadania, instalado no Várzea Grande Shopping e administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), também não realizará atendimento na segunda-feira. Os serviços serão retomados normalmente no dia seguinte.
Segurança Pública
Na área da segurança, apenas os setores administrativos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) terão as atividades suspensas durante o ponto facultativo.
Os batalhões da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Médico Legal (IML) e a Perícia Criminal seguirão funcionando normalmente para atender as demandas da população.
Também permanecerão em funcionamento a Central de Flagrantes do bairro Verdão, a Central de Ocorrências de Cuiabá, a Central de Flagrantes de Várzea Grande e todas as unidades da Polícia Civil, responsáveis pelos registros de boletins de ocorrência e procedimentos de flagrante.
As delegacias especializadas de Homicídios (DHPP), de Trânsito (Deletran) e de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) atuarão em regime de plantão para atender situações emergenciais.
Nos casos de violência doméstica e sexual, a Polícia Civil manterá atendimento ininterrupto nas unidades especializadas de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo assistência 24 horas para mulheres, crianças e adolescentes.
Registro de ocorrências pela internet
Mesmo com o ponto facultativo, diversos registros poderão ser realizados pela Delegacia Digital. A plataforma permite comunicar ocorrências como extravio ou furto, desaparecimento de pessoas, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, violação de domicílio, exercício ilegal da profissão, além do pré-registro de outras infrações.




