19.9 C
Cuiabá
quarta-feira, 24 junho 2026 - 16:43
spot_img
NOTÍCIACapacitação da Sema fortalece descentralização da gestão ambiental em Mato Grosso

Capacitação da Sema fortalece descentralização da gestão ambiental em Mato Grosso

Curso realizado em Tangará da Serra reúne cerca de 200 participantes e prepara municípios para ampliar atuação no licenciamento ambiental

🕒 Publicado em 24/06/2026 às 13:44

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) promove, nesta semana, mais uma etapa do processo de fortalecimento da gestão ambiental municipal. A 19ª edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I), realizada em Tangará da Serra, reúne aproximadamente 200 participantes entre servidores públicos e profissionais técnicos.

Durante a abertura da programação, nesta terça-feira (23), a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou a evolução do processo de descentralização no Estado. Segundo ela, atualmente 61 municípios já exercem atribuições relacionadas à gestão ambiental.

A gestora ressaltou que, no início da política de descentralização, muitas prefeituras demonstravam resistência em assumir essa responsabilidade devido à necessidade de investimentos em estrutura administrativa e equipes técnicas especializadas. Com o avanço da iniciativa, os municípios passaram a se preparar para desempenhar essas funções de acordo com suas características e demandas locais.

De acordo com a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, Tangará da Serra está enquadrado no nível C da Resolução nº 74/2025 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), classificação que permite ao município ampliar sua atuação no licenciamento ambiental.

Conforme explicou a superintendente, a administração municipal estruturou o órgão ambiental e reuniu as condições técnicas exigidas para assumir as competências previstas para esse nível de descentralização.

Entre as atividades que poderão ser licenciadas pelo município estão empreendimentos ligados à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, prestação de serviços e mineração.

A capacitação segue até quinta-feira (25), combinando atividades teóricas e práticas. A programação aborda temas como licenciamento ambiental, estruturação dos órgãos municipais de meio ambiente, fiscalização ambiental e apresentação de projetos desenvolvidos em Tangará da Serra, entre outros assuntos voltados à qualificação dos participantes.

Também participaram da abertura do evento o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

COLUNAS
spot_img
NOTICIAS
spot_img
LEIA MAIS