A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) inicia nesta semana uma extensa agenda de atividades legislativas, reunindo simpósios, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões ordinárias, oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde e solenidades de homenagem a profissionais, instituições e personalidades que se destacam no Estado.
As atividades ocorrem entre os dias 22 e 26 de junho e contemplam temas como saúde, educação inclusiva, meio ambiente, fiscalização das contas públicas e reconhecimento a entidades e cidadãos mato-grossenses.
Segunda-feira abre programação com simpósio sobre autismo
A agenda começa na segunda-feira (22), às 8h, com o VI Simpósio sobre Autismo, que terá como tema “Integração entre Educação, Saúde e Inovação”, abordando a construção de uma rede integrada de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento foi solicitado pelo deputado Wilson Santos (PSD) e será realizado no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
À noite, às 19h, o deputado Gilberto Cattani (PL) preside uma sessão especial destinada à entrega de honrarias.
Terça-feira terá reuniões e homenagens
Na terça-feira (23), às 14h30, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realiza reunião para analisar a constitucionalidade de projetos em tramitação.
Também às 19h, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Podemos), comandará sessão especial em homenagem a apoiadores da causa animal.
No mesmo horário, no auditório Milton Figueiredo, o deputado Altir Peruzzo (PT) promoverá uma cerimônia de reconhecimento a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso.
CPI da Saúde realiza novas oitivas
Na quarta-feira (24), estão previstas sessões ordinárias, nos formatos presencial e virtual, às 10h e às 13h.
Às 15h, a CPI da Saúde realiza nova rodada de oitivas para ouvir empresários ligados a contratos investigados.
A comissão apura contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre os anos de 2019 e 2023.
Meio ambiente e orçamento estarão em pauta
Na quinta-feira (25), às 9h, o deputado Lúdio Cabral (PT) promove audiência pública para discutir alterações relacionadas ao Código Ambiental e à proteção prevista no Código Florestal.
Também pela manhã, o vice-presidente da Assembleia, deputado Júlio Campos (União Brasil), entregará Moções de Aplausos aos integrantes do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network.
Às 10h, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, participará de reunião convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT) para discutir o cumprimento da Lei Complementar nº 830/2025 e da Lei nº 13.349/2026.
Já às 14h, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) referente ao segundo exercício do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027, com participação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Semana será encerrada com homenagens
Na sexta-feira (26), às 9h30, o deputado Paulo Araújo (Republicanos) fará a entrega de Moções de Aplausos a colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá.
À noite, às 19h, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) conduzirá sessão especial para entrega de títulos e homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso.
Também às 19h, na Câmara Municipal de Sinop, o deputado Elizeu Nascimento (Novo) realizará sessão especial em reconhecimento a autoridades civis, representantes religiosos, servidores do Poder Judiciário e empresários do Estado.
A Assembleia Legislativa informou que a programação poderá sofrer alterações ao longo da semana.




